A primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra participou, na sexta-feira (15/06), no Centro de Eventos do Ceará, do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família. O evento, realizado pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, tem como tema o Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias da Saúde da Família.

Durante a palestra "Como as famílias podem crescer com seus filhos", a primeira-dama falou sobre a importância de favorecer o desenvolvimento de crianças em ambientes vulneráveis e os impactos causados pelas boas práticas na primeira infância, compreendida entre 0 e 6 anos de idade.

A Primeira-Dama também mostrou os resultados da gestão em benefício da primeira infância, por meio do programa "Cresça com seu Filho/Criança Feliz", que trabalha de maneira transversal as estratégias de Saúde da Família, atendendo 2.500 crianças de Fortaleza.

"Toda semana, os agentes de saúde realizam as visitas domiciliares. Lá, eles fazem a estimulação precoce, promovem a interação com os pais e os conscientizam sobre a importância de brincar, de cuidar da saúde, higiene e da escola na vida dos filhos. Inúmeros estudos comprovam que o cérebro se desenvolve muito mais quando a criança é bem cuidada, por isso é importante essa atenção especial até os 6 anos", enfatizou a Primeira-Dama.

Fortaleza foi a capital que mais cresceu em número de creches nos últimos cinco anos. Foram cerca de 47 mil matrículas, aumentando em 90% o número de crianças beneficiadas. Além disso, das 267 praças reformadas, 220 têm parques infantis instalados e outros 50 equipamentos estão sendo licitados. As 22 areninhas entregues também contribuem para modificar a realidade das famílias do entorno.

O 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família aconteceu entre os dias 13 e 15 de julho e, de acordo com a organização, reuniu cerca de 5 mil estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde. Oficinas e mostras científicas debateram o atual momento do SUS, os resultados positivos e os desafios do Sistema Único de Saúde no Brasil, que completa 30 anos em 2018.