Uma força tarefa foi criada para analisar e encaminhar 1.780 processos de aposentadoria dos servidores da Prefeitura de Fortaleza, na Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão. O trabalho teve início no último sábado (16/6) e segue até 25 de agosto.

A comissão responsável pela atividade é formada por servidores das áreas Jurídica e de Gestão de Pessoas da Sepog, com participação das secretarias da Educação (SME) e Saúde (SMS) e do Instituto de Previdência do Município (IPM).

De acordo com a coordenadora de Gestão Estratégica de Pessoas, Noeme Milfont, dos 1.780 processos, 540 são os últimos processos físicos da Prefeitura e 1.240 são processos já tramitados 100% online, mas com alguma pendência. “A maior demanda vem da área da Saúde e Educação. Nossa meta é zerar todos os processos físicos e acelerar os que estão pendentes no Sistema de Aposentadoria Online”, informou Noeme.

Ao todo, 18 servidores participam do grupo. “Cada instrutor e advogado possui a meta de analisar e encaminhar 15 processos por dia”, explicou a gerente da Célula de Controle de Recursos Humanos, Janaina Silva, também uma das integrantes da força tarefa.

Essa é a segunda vez que se realiza um mutirão assim. Em outubro de 2017, um Grupo de Trabalho analisou 1.500 processos de aposentadoria.

APOSENTADORIA ONLINE

Em 2013, a SEPOG redesenhou todo o processo de aposentadoria. No final de 2016, foi implantado um sistema de aposentadoria online que além de virtualizar a tramitação, reduziu de 4 anos para 60 dias, a média de tempo para tramitação do processo. De janeiro/17 a junho/18, mais de 997 servidores solicitaram o benefício, por meio do sistema online.