A Prefeitura de Fortaleza imunizou 207.926 animais durante o dia “D” de vacinação contra a raiva, no último sábado (11/11), o que corresponde a 70% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A campanha de intensificação contra raiva segue até o dia 11 de dezembro. A Regional I foi a que apresentou maior cobertura, registrando 93,39% de animais imunizados, seguido da Regional III, com 75,67%, e Regional V, com 69,24%, totalizando 121 mil animais.

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

O gerente da célula de Vigilância Ambiental, Atualpa Soares, destacou a atenção necessária aos animais que apresentam mudança no comportamento. “Quando um cão dócil, manso, começa a atacar todas as pessoas e se esconder, pode estar com a doença. Outra coisa que devemos ficar atentos é que o cão e o gato raivosos rejeitam a alimentação e não atendem ao próprio dono”, destacou Atualpa.

Fortaleza está há 14 anos sem registrar casos da doença em animais e humanos. Para as pessoas que foram mordidas ou arranhadas por animal suspeito de raiva, as dicas são lavar imediatamente a parte do corpo que foi agredida com água e sabão e procurar um serviço de saúde para receber orientações sobre indicação de vacina ou soro.

Para quem por algum motivo perdeu o dia “D”, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza o serviço de vacinação antirrábica dos animais em dez locais, que estão funcionando de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h. São eles:

Regional I
- Posto de Saúde João Medeiros (Av. I, 982 – Vila Velha)

Regional II
- Posto de Saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de março, 607 – Centro)
- Posto de Saúde Rigoberto Romero (Rua Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000)
- Posto de Saúde Aída Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzon)
- Posto de Saúde Pio XII (Rua Belizário Távora, s/n – Pio XII)

Regional III
- Box de Zoonoses Autran Nunes (Rua da Liberdade, 65 – Autran Nunes)

Regional IV
- Unidade de Vigilância de Zoonoses (Rua Betel, 2980 – Dendê)

Regional V
- Posto de Saúde Maciel de Brito (Av. A, 1ª etapa – Conjunto Ceará)
- Box de Zoonoses José Walter (Av. D, 300 - 2ª etapa – Conjunto José Walter)

Regional VI
- Box de Zoonoses Messejana (Rua Coronel Dionisio Alencar, 264 - Messejana)

De 1º a 10 de novembro, o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) estará com inscrições abertas para o curso de formação para lideranças das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). No total, são ofertadas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas na área de Educação do Catálogo de Serviços da Prefeitura de Fortaleza.

Os interessados em participar do curso devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo ou em fase de conclusão e participação efetiva nas atividades de alguma Organização Não Governamental (ONG).

Para se inscrever, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível na área de Educação do Catálogo de Serviços da Prefeitura de Fortaleza e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., junto à cópia dos seguintes documentos: RG, diploma ou declaração do ensino médio e ata da ONG na qual atua. A entrega dos documentos também pode ser feita de maneira presencial, na sede do Imparh (Avenida João Pessoa, 5609 - Damas), das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O curso é gratuito e acontece de 13 a 17 de novembro, no período da tarde, na sede do Imparh.

A formação para lideranças das Organizações da Sociedade Civil tem por objetivo a formação humana, jurídica, administrativa e técnica das lideranças sociais, visando capacitar e fortalecer organizações, movimentos e grupos sociais e populares para implementação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: Lei 13.019/2014.

Serão abordados no curso temas relacionados ao ordenamento jurídico que abrangem as entidades privadas sem fins lucrativas; procedimentos administrativos; captação de recursos e títulos e certificados junto ao poder público.

Links
Catálogo de Serviços da Prefeitura de Fortaleza
Formulário de inscrição

O Instituto de Previdência do Município está lançando campanha em que estimula a realização de exames de mamografia, dentro das atividades do Outubro Rosa. Para isso, entre os dias 13 e 31 deste mês de outubro vai estimular que servidoras municipais e suas dependentes procurem o IPM Saúde para fazer o exame.
 
Sem a necessidade de marcar o exame de mamografia, a servidora ou dependente só terá que ir à recepção da Perícia Médica do IPM, localizada no 1º andar do Instituto de Previdência do Município, para receber a senha que permitirá fazer o exame de mamografia, a ser prescrito por médicos da própria perícia do IPM.
 
As senhas para mamografia são destinadas a servidoras municipais e dependentes, que sejam beneficiárias do programa IPM Saúde. O objetivo da campanha é intensificar a prevenção do câncer de mama, durante o mês dedicado a campanha de prevenção.
 
A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa realizadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio do IPM, e o objetivo é atingir a meta de 1.000 mamografias realizadas durante o mês de outubro.
 
O desafio foi lançado pelo superintendente do IPM, Ricardo Santiago, durante a II Caminhada da Saúde IPM, realizada em 29 de setembro, para marcar a abertura do calendário do Outubro Rosa IPM.
 
O diferencial dessa iniciativa é que, além de buscar a ampliação do número de atendimentos de mamografia, as pacientes não dependerão de marcar consulta médica para solicitar o exame.
 
Basta ir direto à recepção da Perícia Médica do IPM, trazendo a carteirinha do IPM Saúde, nos dias e horários especificados abaixo, e solicitar uma senha a atendente.  A mesma encaminhará a paciente ao profissional, que fornecerá em seguida a requisição do exame. 
 
Serviço
Campanha Outubro Rosa, com a realização de 1.000 mamografias em outubro
 
Local: Recepção da Perícia Médica (1º andar do IPM) – Rua 24 de Maio, 1479, Benfica
 
Data: De 13 a 31/10/2017
 
Dias e horários de atendimento:
Segunda e Terça-feira
Das 8h às 11h30
Quarta-feira
Das 13h às 16h30
Quinta e Sexta-feira
Das 8h às 11h30