O prefeito Roberto Cláudio entregou, no dia 13/04, a Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta. O equipamento, instalado no bairro Autran Nunes, valoriza as diversas manifestações da cultura popular brasileira e disponibiliza acervo inicial composto por 7.500 publicações de diversas áreas do conhecimento.

A inauguração reforça a pluralidade de ações alusivas ao aniversário de 292 anos da Capital. “Estamos muito felizes em entregar, no dia do aniversário de Fortaleza, mais uma biblioteca comunitária, que vai promover o acesso à literatura, à poesia e a dados e informações digitais por meio de um laboratório de informática e de uma livraria digital. Um equipamento como este, por meio da leitura, transforma vidas, muda sonhos e dá oportunidades para essa meninada conhecer um novo mundo de inclusão e aprendizado”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários municipais, vereadores, além de lideranças políticas e comunitárias.

A infraestrutura da Biblioteca é composta por telecentro, equipado com quatro computadores de acesso livre; sala multiuso, destinada a aulas, cursos e palestras; sala de leitura para estudos individuais e coletivos; acervo de cordéis, além de diretoria, recepção, copa, e banheiros feminino, masculino e acessível. Para a finalidade, foram investidos recursos da ordem de R$ 900 mil, oriundos do Governo Federal e Municipal.

A iniciativa enriquece as possibilidades culturais oferecidas por equipamentos similares distribuídos pela Capital, a exemplo da Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, implantada no Conjunto Ceará. “Esse é um eixo de atuação da Secretaria da Cultura do Município. A gente tem o objetivo de fomentar o conhecimento, a formação, a articulação com a educação, com setores culturais do município, tendo em vista resolver os grandes e graves problemas sociais que enfrentamos. O caráter popular desta biblioteca vai propiciar uma grande integração com artistas, com movimentos culturais de dentro e de fora do Autran Nunes, além de uma grande interação com a escola pública, que sempre será um grande irradiador do conhecimento e da formação das pessoas”, considerou o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva.

Presente na solenidade de inauguração, a população aprovou o novo equipamento e todas as intervenções realizadas em seu entorno, como limpeza, urbanização, pintura e implantação de gradil, fruto da iniciativa da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza. “É muito feliz para a nossa comunidade olhar em volta e ver toda essa beleza. Tem gente que pensa que investir em livro é bobagem. Mas é assim que a gente forma cidadão de bem, perto do conhecimento e longe de tudo o que não presta”, considerou a aposentada Maria do Socorro Teles.

Homenagem
Durante a cerimônia de entrega da nova Biblioteca, Roberto Cláudio discursou em homenagem à poetisa e líder comunitária Cristina Poeta, cujo falecimento aconteceu em 5 de dezembro de 2017, personalidade cearense que dá nome ao novo equipamento público,.

“A Cristina foi uma liderança muito corajosa. Viveu e construiu uma vida baseada na cultura. Brigava por espaço para divulgar a cultura popular. Sempre tinha um improviso, uma poesia para lutar por melhorias na região, nunca faltou a nenhum planejamento da Cidade que envolvesse lideranças. Por tudo isso, pelo respeito que ela conquistou no bairro, é mais do que justa a homenagem prestada pela Prefeitura”, declarou o Prefeito.

“Nós estamos homenageando, com muito sentimento e muito respeito, a Cristina Poeta. Cordelista, lutadora, engajada em movimentos comunitários. Esta homenagem é um reconhecimento pelo seu empenho”, reforçou Gilvan Paiva.

No ato da solenidade, os familiares de Cristina, representados pelo viúvo e pela filha, agradeceram a iniciativa. “Nós agradecemos muito a toda a gestão do prefeito Roberto Cláudio. A Prefeitura nunca nos abandonou. Este equipamento, com o nome dela, enaltece muito a família, de origem humilde, hoje, sendo homenageada neste prédio público”.