A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta quinta-feira (17/05) diversas atividades alusivas ao dia “Mundial da Hipertensão” nos postos de saúde da Capital. A data comemorada no dia 17 de maio visa conscientizar a população para os cuidados com a doença

No posto de saúde Lineu Jucá, no Vila Velha, as atividades têm início às 8h, com a realização de palestras educativas, aferição de pressão arterial e abordagens aos usuários com orientações para os cuidados com a hipertensão. As atividades também serão realizadas no posto de saúde Irmã Hercília Aragão, Luis Albuquerque Mendes, Anastácio Magalhães, Luiz Franklin, Meton de Alencar e Ronaldo de Albuquerque. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também realizarão a busca ativa no território, com o objetivo de identificar novos casos.

Para o médico da Estratégia Saúde da Família da SMS, Roberto Maranhão, a ausência de hábitos saudáveis como atividade física e uma boa alimentação tem sido um dos fatores preponderantes para o aumento de pessoas hipertensas. “Devido a correria do dia a dia de trabalho, muitas pessoas acabam por se alimentar de forma inadequada e exageram no uso do sal. Isso, associado a fatores de hereditariedade, ausência de atividade física e obesidade, tem provocado cada vez mais o surgimento de pessoas com pressão alta”, destacou Maranhão. 

O posto de saúde é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com hipertensão. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar que estabelece uma agenda, a partir da classificação de risco. Entre os sintomas de crise, estão dor de cabeça, náusea, vômito e tontura, tendo como possível consequência o infarto ou o acidente vascular cerebral (AVC). O excesso de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo e estresse tem sido fatores predominantes em pessoas acometidas pela doença. O tratamento acontece por meio de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, além da necessidade do uso de medicamentos em alguns casos. 

Dia Mundial da Hipertensão
Data: quinta-feira (17/05)
Hora: 8h 
Local: Postos de Saúde de Fortaleza