A Prefeitura de Fortaleza vai realizar, a partir de segunda-feira (11/06), no Parque Adahil Barreto, as atividades do VetMóvel, equipamento itinerante de serviços clínico-veterinários e castração de animais pertencentes a tutores de baixa renda. Para que os animais possam ser castrados, seus tutores devem comprovar a participação em programas sociais ou serem provenientes de ONGs ou Abrigos. Os atendimentos no local ocorrerão de 8h às 17h, sendo que as castrações precisam ser agendadas pelo telefone (85) 3272-3356.

Desenvolvida pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a iniciativa faz parte das ações programadas para 2018 com o objetivo de envolver cada vez mais a sociedade no combate aos maus tratos e abandono de animais na capital cearense.

No VetMóvel, atuam quatro médicos veterinários, sendo dois cirurgiões, um clínico geral e um anestesista. Os profissionais foram aprovados em seleção pública a partir de decreto assinado pelo prefeito Roberto Cláudio, possibilitando o início das atividades. Além dos serviços de castração de cães e gatos pertencentes a tutores de baixa renda e atendimentos clínico-veterinários, o VetMóvel também fornece vacinação antirrábica e realização de exames rápidos para detecção do Calazar (Leishmaniose) destinados a animais pertencentes à população local, além de registro geral animal, distribuição de material educativo, palestras sobre bem-estar animal e guarda responsável.

A coordenadora especial de Proteção e Bem-Estar Animal, Toinha Rocha, explica que "os veterinários passaram por treinamentos direcionados para as atividades volantes e a expectativa é de que o VetMóvel realize, em média, 500 castrações por mês".

Atividades do VetMóvel
O equipamento funcionará sempre de segunda a sexta-feira, desenvolvendo suas atividades da seguinte forma:
a) Segunda a quarta-feira – atendimento cirúrgico de gatos;
b) Quinta-feira – atendimento cirúrgico de cães;
c) Sexta-feira – retorno ao veterinário para avaliação e retirada dos pontos.

A castração será disposta apenas para aqueles tutores que comprovarem baixa renda (participação em programas sociais, como o NIS, Bolsa Família, etc), ou para animais provenientes de ONGs e Abrigos. O procedimento só será feito após avaliação do clínico veterinário, realização de exames complementares e após o tutor ou protetor independente assinar um termo de responsabilidade. O pós-operatório é de inteira responsabilidade do tutor ou responsável pelo animal.

Os animais de pontos de abandono somente serão atendidos se acompanhados pelo protetor independente do referido ponto, que deverá assinar o termo de responsabilidade e assumir o cuidado desses animais durante o período de 10 dias do pós-operatório, oferecendo um lar temporário (LT) para os mesmos. É necessário que o animal esteja em jejum de água de no mínimo seis horas e do alimento no mínimo 12 horas antes do procedimento cirúrgico.

Serviço
VetMóvel no Parque Adahil Barreto
Período: de 11 a 14 de junho de 2018
Local: Parque Adahil Barreto (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres, ao lado do Centro Administrativo)
Horário: de 8h às 17h

Programação do VetMóvel em 2018
Junho
11/06 14/06 – Parque Adahil Barreto
15/06 – Riomar Papicu
18/06 a 21/06 – Cuca Barra
22/06 – Parque do Cocó
25/06 a 28/06 – Parque Del Sol / Igreja da Glória / Tancredo Neves
29/06 – Cuca Barra