A vacina de imunização contra a influenza está sendo ofertada para toda a população de Fortaleza nos 109 postos de saúde da Capital desde o último dia 12 de junho, enquanto houver estoque. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que são cerca de 45 mil doses disponíveis para os usuários do Município.
 
De acordo com a assessora técnica de Imunização da SMS, Renata Dias, até a última sexta-feira (9/6), Fortaleza contabilizava 66% do público alvo imunizado, o que representa um geral de 331.347 mil pessoas entre puérperas, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menor de 5 anos.
 
Além dos grupos prioritários, toda a população fortalezense pode buscar o posto de saúde mais próximo de sua residência para ter acesso à vacina.  As unidades básicas funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 19h, e nos finais de semana, os postos de saúde Paulo Marcelo (Centro) e Messejana, de 8h às 16h30.
 
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano de 2017 (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.