A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, a partir de 9 de janeiro (terça-feira), o acesso online às informações sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2018 neste link. O contribuinte pode consultar e imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU deste ano. A impressão poderá ser feita nas opções “parcela” ou “carnê”. Os boletos serão enviados no fim deste mês para contribuintes pelos Correios. Não haverá envio para isentos.

O IPTU 2018 não sofreu nenhum reajuste de alíquota, tendo sido lançada, apenas, a aplicação do IPCA-e de 2,94%, como previsto em lei. O IPTU em Fortaleza alcança um total de 602 mil imóveis da Cidade. Este ano, a Prefeitura mantém as opções de desconto para cota única: 10%, 7,5% e 5%, com três oportunidades de vencimento, respectivamente em fevereiro, março e abril.

Em 2018, um total de 131 mil imóveis estarão isentos do pagamento do Imposto, o que beneficia, principalmente, os imóveis com valor venal de até R$ 67.241,37.

A Sefin disponibiliza em seu site os principais serviços, informações e formulários relativos ao IPTU 2018. Caso o cidadão deseje um atendimento presencial, ele pode se dirigir à sede da Sefin, no Centro, ou a nove postos distribuídos nas seis Secretarias Regionais, das 9h às 15h, no shopping Del Paseo, das 10h às 17h30, e nos Vapt-Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra, das 8h às 17h. A descentralização do serviço busca proporcionar mais comodidade e acessibilidade aos cidadãos.

Neste ano, os boletos serão enviados às residências por três remessas: em janeiro, fevereiro e março com as três opções de cota única. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento em mais de três parcelas deverão imprimir os boletos neste link.

Confira mais detalhes do IPTU 2018

Formas de Pagamento

-  Em 2018 os contribuintes terão três opções de desconto para o pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU): 10% de desconto até 7 de fevereiro, 7,5% de desconto até 7 de março e 5%  de desconto até 6 de abril

- Os descontos são concedidos apenas aos contribuintes que estão adimplentes com o município nos anos anteriores.

-  O parcelamento poderá ser feito em 11 vezes, devendo cada parcelater o valor mínimo de  R$ 54,86, com vencimento no quinto dia útil de cada mês.

Boletos

- A consulta do valor do IPTU 2018 e a impressão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) poderão ser feitas a partir do dia 9 de janeiro neste link.

- A impressão dos boletos pode ser feita no site da Sefin, nas opções “parcela” ou “carnê”.

- Na página virtual da Sefin, os cidadãos poderão consultar e imprimir os boletos de pagamento parcelado de todos os meses “a vencer” ou a parcela individual clicando em IPTU 2017 acima da foto principal ou no banner rotativo BOLETOS IPTU 2018. Após inserir a inscrição do imóvel o internauta pode escolher a opção "Imprimir carnê". Será gerado um PDF com todos os boletos a vencer com suas respectivas datas futuras.

- Os boletos serão enviados pelos correios da seguinte forma:

1º boleto – Cota única com desconto de 10% / 1ª parcela

2º boleto - Cota única com desconto de 7,5% / 2ª parcela

3º boleto - Cota única com desconto de 5% / 3ª parcela

Nos casos de parcelamento em mais de três parcelas, os boletos deverão ser impressos diretamente neste link.

Isenção

- Serão beneficiados com isenções 131 mil imóveis, sendo 100 mil casos de isenção pelo valor venal do imóvel (até R$ 67.241,37).

- Casos de Isenção:

• Pessoa Aposentada e Pensionista
  • Ex-combatente
  • Empregado Público Municipal
  • Pessoa Inválida
  • Pessoa Órfã Menor de Pai e Mãe
  • Associação de moradores
  • Sede de Clube Social
  • Imóvel Locado ou cedido a órgão público Municipal
  • Servidor Municipal
  • Viúvo
  • Imóvel locado ou cedido a templo religioso