Os fiscais do município estiveram reunidos, na manhã da última sexta-feira (04/05), para o 1º Encontro Agefis - Juntos pela Fiscalização Integrada, no Hotel Romanos.  Além de uma oportunidade de reencontros e confraternização, o momento marcou os avanços já conquistados no processo de integração da fiscalização. O superintendente da Agefis, Júlio Santos, deu as boas-vindas aos servidores: "é uma satisfação estar compartilhando com vocês desse momento, quero agradecer a presença de todos", e também fez o anúncio da criação de novas ferramentas digitais que beneficiarão fiscais e cidadãos. "Lançaremos, em breve, o canal de denúncias online que facilitará o registro e acompanhamento de demandas pela população e também um aplicativo que vai melhorar o trabalho dos fiscais em campo, subsidiando os servidores com informações online", explicou.

O prefeito Roberto Cláudio participou do evento. "Nós viemos aqui celebrar o papel da fiscalização. Muitas conquistas importantes já foram alcançadas: a formação da agência e o PCCS. Mas, é muito importante que a gente continue avançando, para que a fiscalização tenha cada vez mais excelência. A cidade precisa de vocês, e nós estamos apostando na Agefis para chegar em 2020 sendo a melhor agência de fiscalização do país", disse. O superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Philipe Nottigham; o chefe de Gabinete, Marcelo Pinheiro; e o superintendente adjunto da Agefis, Messias Moreira, também estiveram presentes.

Retrospectiva

Relatando a trajetória percorrida pela categoria até o atual momento da Agefis, o gerente de Monitoramento e Avaliação da Agefis, Júlio César, destacou a importância do dia 4 de maio para a fiscalização. "Exatamente 23 anos atrás, no dia 4 de maio de 1995, houve a primeira iniciativa de fiscalização integrada, quando foi publicado o decreto que criou o Programa de Fiscalização Integrada. Em 2008, formou-se um grupo e começamos a profundar os estudos, pensando na evolução da proposta de se criar uma estrutura complexa que abrigasse toda a fiscalização, que viria a trabalhar de forma completamente integrada. No começo da gestão do prefeito Roberto Cláudio, esse grupo procurou Eudoro Santana, que levou a ideia ao prefeito, que a acolheu imediatamente, indo além do que se esperava, criando uma instituição somente de fiscalização e vinculada ao Gabinete", relatou Júlio César.

O fiscal de atividades urbanas e vigilância sanitária, que integrou a comissão de criação da Agefis, conduziu o público também a uma reflexão sobre a união dos servidores e os esforços dedicados "na busca de sermos os melhores naquilo que fazemos". Para ele, "tudo isso vem mostrando que nós estamos no caminho certo e caminhando certo, lado a lado".

A programação, que foi iniciada com um café da manhã, também contou com palestra do coaching Elias Leite, autor do livro "Líder de Resultado", e uma divertida apresentação teatral do grupo Blitze, que abordou de forma leve e descontraída a importância de uma gestão estratégica e o valor do trabalho em equipe.

Depoimentos

"Isso é primordial pra gente se sentir unido, porque dentre os anseios da nossa categoria, desde o início, está esse: que a gente aglutinasse, somasse e estivesse mais próximo com a implementação da Agefis. Está excelente o formato do evento, tá lindo."

Lianne Carneiro, fiscal de atividades urbanas e vigilância sanitária

"Nunca houve na história da fiscalização um evento desse porte, de integrar todos os fiscais. É super importante essa iniciativa."

Rachide Alencar, fiscal de atividades urbanas e vigilância sanitária

"Essa é uma oportunidade de revermos os colegas que estão distribuídos nas outras Regionais e para integrar a Agefis como um todo. É muito válido esse tipo de encontro."

Tiago Oliveira, fiscal de atividades urbanas e vigilância sanitária

“A Agefis é uma instituição que nasceu com planejamento, amplamente discutida com os próprios fiscais. Fundada em cima de princípios, de estudos e que tem, portanto, todas as condições de ser - e será certamente - uma instituição modelo para o município e um exemplo para outros municípios. Eu quero dizer pra vocês da minha alegria de vir aqui e da minha disposição de ajudar a Agefis, para que ela possa cada vez mais se consolidar e ser valorizada como um quadro especial dentro da prefeitura de Fortaleza.”

Eudoro Santana, superintendente do Iplanfor

"A Agefis é resultado de um trabalho bem pensado e de esforços que valeram a pena, tudo parte de uma gestão que tem princípios, planejamento e gestão por resultados. Hoje é mais um momento importante desse processo de implantação da fiscalização integrada.”
Philipe Nottigham, secretário da Sepog