A Prefeitura de Fortaleza confirma o compromisso de promover a valorização profissional e pessoal dos servidores e empregados públicos do Município. Com políticas e diretrizes de desenvolvimento e capacitação continuadas e ações integradas voltadas para seu desenvolvimento na carreira e alinhadas aos objetivos estratégicos da Prefeitura.

Estabelecer uma política de promoção do desenvolvimento e capacitação permite que os servidores ampliem sua visão e seus conhecimentos, desenvolvam novas habilidades e atitudes, superem desafios e repensem continuamente a sua atuação, efetivamente, na melhoria dos serviços prestados ao cidadão.

tabela capacitacao

Competências Gerais: competências exigíveis de todos os servidores e empregados públicos, visam também o fortalecimento das redes de serviços corporativos: Gestão de Pessoas, Planejamento, Contratos, processos, Tecnologia da Informação e Assessoria Jurídica.

Competências Gerenciais: ações voltadas para o exercício de funções de liderança;

Competências Específicas: capacitação com foco nos princípios e estratégias da área de atuação do órgão e entidade setorial.

Tipos de Capacitação Previstos:

• Eventos de formação e capacitação como cursos, oficinas, seminários, encontros, palestras e workshops e outros, organizados pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Fortaleza;
  • Participação em cursos e capacitações ofertadas por parceiros de outros entes federados, como a Escola de Gestão Pública do Ceará e a Escola Nacional de Administração Pública;
  • Participação em cursos de renome ofertados pelo mercado, congressos e seminários;
  • Visitas Técnicas e
  • Parcerias com entidades de Pós-Graduação.

Todas as inscrições precisam ser validadas pelo dirigente de seu órgão de atuação ( a ficha de inscrição reserva um espaço para essa assinatura).

Banco de Instrutores Internos:
A Prefeitura abriu edital para formação de um Banco de Instrutores Internos, cadastrando servidores habilitados para atuar como instrutores. A regulamentação da atividade é um reconhecimento à importância do papel de multiplicador de conhecimento do servidor e possíbilita remunerá-lo. O servidor pode ser instrutor do Programa de Desenvolvimento e Capacitação, dentro do seu horário de trabalho, recebendo um incentivo de instrutoria, conforme tabela abaixo:

Tabela Instrutoria 01

Recursos para Execução do Programa de Capacitação
Os Eixos de Competências Gerais e Gerenciais são desenvolvidos pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os recursos que dão suporte às capacitações vêm da contrapartida paga pelas entidades que operam empréstimos consignados com a Prefeitura, prevista na nova Lei dos Consignados nº 10132/2013, garantindo a sustentabilidade da política, bem como do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), do Tesouro Municipal e de outras fontes.

O Eixo das Competências Específicas fica a cargo dos próprios órgãos e setoriais que devem prever o investimento em capacitação no seu orçamento anual.

Informações:
Célula de Desenvolvimento de Recursos Humanos/SEPOG: (85) 3433.3623